fbpx

Tour Chá Yê! 2020

Uma viagem inesquecível pela China do chá!
“Muito mais que uma viagem ao redor do chá, um mergulho cultural na China. […] Viagem encantadora e inesquecível! O nível de organização foi uma ótima surpresa. Experimentar uma viagem com tanta riqueza de detalhes logísticos sem se preocupar com absolutamente nada num país tão distante e diferente é realmente incrível!”

Marcos Licurgo,

Tour Imperial 2018

“não consigo parar de me emocionar por estar vivendo essa experiência 🍃💚 #tourchaye2019 #tourchaye.”

Alê Hoffmann (@encontro_com_o_cha),

Tour Imperial 2018 e Tour Origens 2019

“Uma experiência incrível, cheia de aromas e sabores inesquecíveis.”

Paula Perez (@paulaperezlan)

Tour Imperial 2019

“Agradeço aos dois (João e Caio) por momentos únicos e especiais, pelo aprendizado, pelos dias e noites de chá, aroma, sabor e conversa.”

Eloína Telho (@chazeira)

Tour Imperial 2019

“Descobri uma China fascinante em minha viagem com a Chá Yê! em 2015. Não esperava que a cozinha chinesa fosse me surpreender tanto, mas o que mais me deixou de boca aberta foi a hospitalidade de nossos anfitriões – tanto os meninos da Chá Yê! quanto seus amigos chineses. Difícil apontar um destaque, mas os dias passados nas montanhas de Wuyi estiveram entre os meus favoritos.”

Polyana Biondo,

Tour Imperial 2016 e Tour Origens 2019

“Uma viagem absolutamente imperdível. Semanas, meses após ter voltado da China com o pessoal da Chá Yê! me pego ainda voltando aos lugares, às pessoas, às comidas e às paisagens que encontramos durante nossa jornada por aquele país. Em 2016 estive em Yunnan e Sichuan e em 2017 viajei para o leste chinês. Ambos as experiências foram fora de série!”

Marina Santos,

Tour Origens 2017 e Tour Imperial 2018

TOUR IMPERIAL

[7/4/2020 – 22/4/2020]

Uma viagem pelo leste chinês, partindo de Shanghai e indo até o maravilhoso parque das montanhas de Wuyi. Passaremos por Hangzhou, pela Montanha Amarela e por uma dezena de templos, jardins e fábricas de chás, além de excelentes restaurantes! Tudo isso na região que foi berço de todos os mais famosos chás imperiais, da Dinastia Sui até a queda dos Ming.

Itinerário dia-a-dia

DIA #1 – 7/4, TERÇA – SHANGHAI

O Tour Imperial se inicia com nosso encontro já em Shanghai. Após um deslocamento até a cidade de Yixing, passando pela bela e antiga cidade de canais de Nan Xun, teremos um jantar de recepção para nos conhecermos melhor e brindar o início da viagem.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Encontro em Shanghai.
  • Visita à cidade de canais de Nan Xun.
  • Jantar de recepção e confraternização.

DIA #2 – 8/4, QUARTA – VALE DE GUZHU

No segundo dia de nossa viagem já mergulharemos de cabeça na cultura chinesa do chá com uma visita à bela Fábrica Imperial Tang de Chás Tributos, no vale de Guzhu. Sob uma imponente imagem de Lu Yu (o santo do chá chinês), teremos uma masterclass sobre história do chá na China. Em seguida, após visitarmos um belo templo da região e um mercado local, conheceremos um produtor do chá Broto do Bambu Roxo – um chá imperial Tang.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Masterclass sobre história do chá na China na Fábrica Imperial Tang de Chás Tributos.
  • Visita ao Templo Shou Sheng e mercado local.
  • Visita a produtor local.

DIA #3 – 9/4, QUINTA – YIXING

Neste terceiro dia visitaremos um renomado mestre de argila roxa, amigo de longa data da Chá Yê! Passaremos por seu atelier, local onde guarda inúmeras relíquias que vão de móveis antigos à coleções de Bai Jiu (“cachaça” chinesa), passando, obviamente, por seu show room de bules de cerâmica. Em seguida, depois de um almoço em um restaurante de culinária típica da região do Lago Tai, visitaremos um antigo forno de queima de cerâmica da Dinastia Ming. Antes de terminarmos o dia, visitaremos o museu de Argila Roxa de Yixing.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita ao atelier de mestre de argila roxa.
  • Almoço em restaurante de culinária típica da região do Lago Tai.
  • Visita a forno de queima de cerâmica da Dinastia Ming
  • Museu de Yixing

DIA #4 – 10/4, SEXTA – ANJI

Um dia para ficar na memória. Partiremos de manhã para Anji onde, logo cedo, visitaremos um produtor de Anji Bai Cha (um belo chá inspirado em um chá tributo da dinastia Song). Nosso almoço será em uma fantástica casa de chá no centro da cidade, de onde partiremos para as montanhas para visitarmos o arbusto mãe do Anji Bai Cha – o arbusto do qual grande parte das plantações da região se originou. Dormiremos em um charmoso hotelzinho incrustado na montanha.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita à produtor de Anji Bai Cha.
  • Almoço em bela casa de chás.
  • Trekking ao topo da montanha e visita ao arbusto mãe do Anji Bai Cha.

DIA #5 – 11/4, SÁBADO – DEQING

Nos 4 dias passados já teremos absorvido muito da cultura chinesa do chá. Ainda no belo hotel na montanha, faremos uma pausa na manhã deste dia para organizar as informações e fazer provas orientadas de alguns chás juntamente com uma sessão de treinamento olfativo em uma masterclass conduzida por nossos fundadores. Em seguida, partiremos para a cidade de Deqing onde encontraremos com Changying, grande amiga da Chá Yê! Com ela almoçaremos e, em seguida, visitaremos sua mais nova casa de chás e cafés especiais. 

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Masterclass de chás com treinamento olfativo em charmoso hotel na montanha.
  • Visita à casa de chás e cafés especiais.

DIA #6 – 12/4, DOMINGO – MOGAN SHAN

Mais um dia que certamente ficará na memória de todos. Acordaremos pela manhã e já partiremos para as montanhas onde seremos recebido na fábrica de chás amarelos, verdes e pretos e jardim de chás do pai de Changying, o Sr. Sheng. Lá, aprenderemos sobre o processamento de chás amarelos – o tipo mais raro de chás chineses especiais. À tarde, teremos uma aula com Changying em sua casa de chás no centro do vilarejo de Mogan Shan.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita à fábrica de chás amarelos, verdes e pretos, além de jardim de chás em Mogan Shan.
  • Aula com Changying em sua casa de chás.
  • Passeio pelo centro de Mogan Shan.

DIA #7 – 13/4, SEGUNDA – HANGZHOU

Viajaremos neste dia para uma das mais belas cidades da China, Hangzhou. Chegaremos pela manhã para visitar o poço do dragão e o local onde estão preservados os 18 arbustos dedicados à produção de chás tributo para o imperador Qian Long, da última dinastia imperial chinesa, a Qing. Após o almoço, visitaremos o Museu Nacional do Chá da China, um dos maiores e melhores acervos sobre cultura chinesa do Chá.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita ao Poço do Dragão e aos 18 arbustos imperiais de Qian Long.
  • Visita ao Museu Nacional do Chá da China.

DIA #8 – 14/4, TERÇA – HANGZHOU

Este será um dia para recarregarmos as baterias. Passaremos o dia inteiro em Hangzhou e teremos algumas possibilidades de atividades distintas para o grupo. Pela manhã, uma bela Pagoda às margem do Lago do Oeste ou uma visita ao Museu da Academia Chinesa de Arte serão as opções. Após um belo almoço em uma casa de comida cantonesa, nos encontrarmos novamente no final do dia para irmos a um belo show de luzes mno Lago do Oeste, o West Lake Impressions.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita à Pagoda Leifang ou ao Museu da Academia Chinesa de Arte.
  • Almoço em restaurante cantonês.
  • Show de luzes no Lago do Oeste – West Lake Impressions.

DIA #9 – 15/4, QUARTA – HANGZHOU

Hoje pela manhã conduziremos uma degustação orientada de Long Jing’s produzidos por diversos mestres em diversas regiões de Zhejiang durante a qual poderemos entender como as nuances de terroir e da habilidade de um mestre impactam o resultado final de um “mesmo chá”. Após o almoço, pegaremos a estrada a caminho da província de Anhui.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Degustação orientada de diversos Long Jing’s.
  • Deslocamento para a cidade de Qimen, Anhui.

DIA #10 e 11 – 16 e 17/4, QUINTA e SEXTA – QIMEN

Passaremos estes próximos dois dias imersos no universo do mais famoso chá preto chinês (o único da família que sempre figura nas listas dos 10 mais famosos chás chineses) – o Qimen. Ficaremos hospedados no próprio condado que da nome ao chá e lá teremos uma série de atividades coordenadas por uma empresa dedicada à preservação da memória deste tradicional chá.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita à jardins de chá locais e aula sobre manejo orgânico moderno.
  • Masterclass sobre os diferentes estilos de Qimen acompanhada de cupping com produtores locais
  • Visita à fábrica e aula sobre o processamento de diversos estilos de Qimen (Tradicional, Mao Feng, Gao Xaing, Qing Xiang etc.).

DIA #12 – 18/4, SÁBADO – TUNXI E MONTANHA AMARELA

Partiremos de Qimen rumo a Tunxi. Lá teremos a manhã para passear pela Lao Jie (Rua Antiga) da cidade, um centro comercial instalado em uma rua com arquitetura preservada das dinastias Ming e Qing. Lá mesmo, visitaremos também uma loja/museu da família Sheng, inventores dos chás display. Além das belas amarrações de chás e flores, poderemos apreciar e comprar um pouco dos mais extraordinários chás verdes e pretos da região, produzidos pela família há mais de 4 gerações – Tai Ping Hou Kui, Huang Shan Mao Feng, Qimen etc. Após um rápido almoço, partiremos para Tangkou, base de onde pegaremos o teleférico para subir ao topo da exuberante Montanha Amarela, onde passaremos a noite.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita a Lao Jie (Old Street) de Tunxi.
  • Visita a loja/museu da família Sheng, inventores dos Chás Display.
  • Deslocamento à Tangkou e subida ao topo da Montanha Amarela.
  • Por-do-sol no topo da montanha.

DIA #13 – 19/4, DOMINGO – MONTANHA AMARELA

Acordaremos no topo da montanha ainda de madrugada para apreciar um dos mais belos nascer-do-sol que se pode encontrar. Aproveitaremos a manhã, antes da subida das primeiras levas massivas de turistas, para explorar as trilhas no topo da montanha livremente. Nos encontraremos no ponto de encontra para um lanche rápido no horário do almoço e pegaremos o teleférico de volta a Tangkou. De lá, retornaremos a Tunxi para pegar nosso trem para Wuyi Shan (neste dia nosso ônibus seguirá pela estrada para nos encontrar em Wuyi, mas economizaremos algumas boas horas nos deslocando por trem bala). 

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Nascer do sol no topo da Montanha Amarela.
  • Exploração livre das trilhas no topo da montanha.
  • Retorno a Tunxi e deslocamento para Wuyi Shan.

DIA #14 – 20/4, SEGUNDA – WUYI SHAN

Neste dia exploraremos o interior do parque nacional de Wuyi. Visitaremos o local onde estão os arbustos mãe do Da Hong Pao o mais famoso chá da região e  almoçaremos com monjes budistas no topo de uma montanha com uma bela vista do parque. À tarde, participaremos de uma degustação de Oolongs Rochosos em uma das mais belas casas de chá da China – a primeira casa de chás 5 estrelas da província de Fujian.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Exploração do Parque Nacional de Wuyi Shan.
  • Visita ao Arbusto Mãe do Da Hong Pao.
  • Almoço com monjes em seu templo no topo de uma montanha.
  • Degustação de diversos Oolongs Rochosos com produtor local.

DIA #15 – 21/4, TERÇA – WUYI SHAN

Iniciaremos este nosso penúltimo dia de viagem com uma visita aos jardins de um produtor de oolongs e chás pretos local. Lá, teremos uma aula sobre a importância do terroir (sobretudo das características do solo) para a qualidade final de chás especiais. Teremos uma tarde livre para explorar as belas lojas de chás, utensílios e souvenirs espalhadas pela avenida principal da cidade e nos encontraremos novamente já a noite para irmos até uma fábrica acompanhar o processamento de oolongs acontecendo a todo vapor. Ficaremos por lá até os lotes começarem a ser secos a sairemos com um intenso aroma de oolongs rochosos impregnado em nossas roupas e em nossa memória.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Visita a jardim de chás e aula sobre a importância do terroir na qualidade final de Oolongs Rochosos.
  • Tarde livre para exploração de lojas de chás, utensílios e souvenirs no centro de Wuyi.
  • Visita noturna à fábrica de oolongs rochosos em plena operação.

DIA #16 – 22/4, SEGUNDA – WUYI SHAN

Último dia do Tour. Antes de partirmos para a estação de trem, faremos um passeio em jangadas de bambu pelo rio que corta as deslumbrantes paisagens do centro do parque nacional de Wuyi Shan.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA:

  • Passeio de jangada pelo interior do parque de Wuyi Shan.
  • Almoço de despedida e retorno de trem à Shanghai.

Como participar dos tours chá yê?!

Entre em contato e providencie sua reserva

  1. Entre em contato e solicite a documentação para pré-inscrição*;
  2. Envie os documentos solicitados e o formulário de pré-inscrição devidamente preenchido;
  3. Até o dia 31/10/2019 iniciaremos o processo de efetivação das inscrições;
  4. Faça o pagamento dos valores;
  5. Aplique para o visto chinês o quanto antes – temos agentes em São Paulo que podem ajudar você neste processo;
  6. Contrate um seguro de viagens e providencie as imunizações necessárias

Em todos os passos acima estaremos à disposição para auxiliá-lo. Caso necessite nosso suporte, nos escreva ou ligue para (11) 4175-3221.

Prepare suas malas

Devido à restrições de espaço, será permitida apenas uma mala por pessoa (excluída uma mochila de costas e pequenas mochilas de equipamentos fotográficos). Muito embora na maioria dos hotéis tenhamos carregadores de malas à nossa disposição, solicitamos que você seja capaz de levantar, carregar e transportar sua própria mala em caso de necessidade. Além de seus itens usuais de viagem, considere também levar:

  • Itens para se entreter durante os deslocamentos terrestres (livros, iPad, música etc.)
  • Todos os seus remédios de uso corrente (pedimos que marque-os de forma legível e clara)
  • Botas ou tênis resistentes (andaremos muito durante esta viagem)
  • Guarda-chuvas pequeno ou capa de chuvas.
  • Coisas para compartilhar com nossos anfitriões como souvenirs de sua passagem por seus lares.

Esteja preparado e seja flexível

Balancearemos o tour com alguns momentos livres de descanso e sempre, em todas as noites, estaremos hospedados em hotéis confortáveis onde poderemos repor nossas energias. Contudo, nossa experiência não deixa negar que viajar pelo interior da China como faremos é algo extenuante fisicamente. Nossos dias serão longos e caminharemos bastante, muitas vezes subindo e descendo. Assim, garanta que você esteja bem condicionado física e mentalmente para poder aguentar e aproveitar os dias mais cansativos.

Nossa experiência viajando pela China nos últimos 10 anos não deixa dúvidas de que mudanças de planos muitas vezes são inevitáveis. Faremos o máximo para que o itinerário abaixo seja cumprido ao pé da letra, mas não podemos garantir isso de forma absoluta. O que podemos garantir é que, na eventualidade de termos de ajustar os planos, as novas atividades incluídas serão tão ou mais interessantes que as aquelas canceladas ou postergadas.

Datas, valores e condições

Datas:
Tour Imperial: 07 de abril a 22 de abril de 2020

Valor total:
Tour Imperial: USD 4.340 por pessoa (15%OFF à vista: USD 3.689)

Forma de pagamento:
Em até 10 vezes nos cartões Visa e Mastercard ou à vista, através de transferência bancária, com 15% de desconto.

Itens inclusos no valor do tour: Todos os deslocamento locais, todos os cafés da manhã e almoços, acomodação durante o tour em quartos duplos de hotéis 4/5 estrelas, todas as entradas para eventos, museus, parques etc. inclusos nos itinerários durante os dias do tour. Além disso, todos os inscritos terão assegurada uma vaga, de forma gratuita e antes do embarque para a China, em nosso curso Chás Chineses Especiais: uma Especialização.

Jantares: ofereceremos ao longo da viagem 9 jantares tradicionais chineses. Nas demais 6 noites, você poderá explorar opções gastronômicas locais de forma mais livre – individualmente ou em pequenos grupos – ou buscar uma opção não chinesa caso esteja com vontade.

Valor adicional para quarto individual: USD 750,00

Itens não inclusos no valor do tour: Passagens aéreas de e para a China, taxas consulares para obtenção de vistos, despesas com seguro de viagem, jantares, bebidas alcoólicas durante as refeições e qualquer outra despesa de caráter estritamente pessoal estão excluídas dos valores anunciados.

Nossos Guias

João Campos e Caio Barbosa, fundadores da Chá Yê!, são especialistas em chás chineses e cultura chinesa do chá, com larga experiência de pesquisa e prospecção de chás especiais na China. Desde 2009 viajam anualmente para a China passando em média mais de dois meses por ano no país. Com vasta experiência de viagem pelo interior da China e uma extensa rede de fornecedores, contatos e amigos, Caio e João vêm proporcionando vivências únicas e inesquecíveis para clientes e amigos durante os Tour Chá Yê! que realizam desde 2015.